12 Atividades e jogos para realizar em casa com o seu bebé
Atividades e jogos para realizar em casa com o seu bebé
https://www.bebitus.pt/guia/sites/default/files/artikel/big/2020-03/Actividades%20y%20juegos%20para%20realizar%20en%20casa%20con%20tu%20bebe%CC%81.png

12 Atividades e jogos para realizar em casa com o seu bebé

Ficar em casa não deve ser sinónimo de aborrecimento. Aqui encontra imensas ideias para atividades e jogos para realizar em casa com o seu bebé. Para além de o divertir e entreter, ajudarão a estimular o seu desenvolvimento físico e mental.

Redação Bebitus
de Redação Bebitus
Ter, 2020-03-24 13:27 Mon, 03/30/2020 - 13:56

1. Ir ao parque

parque bebés

As crianças mais pequenas necessitam de um espaço seguro para brincar enquanto aproveita para fazer outras tarefas . Um parque infantil é a solução para que se divirta um pouco todos os dias, sempre supervisionado por um adulto Surprenda-o acrescentando todos os dias brinquedos ou elementos diferentes para que possa explorá-los, ou modificando os elementos no caso dos parques evolutivos. O parque também é o cenário ideal para brincar ao "cucu" (agora estou, agora não estou).

2. Explorar a casa

correpasillos bebé

O facto do seu bebé não andar ainda não significa que não possa mover-se por toda a casa. Com um andarilho para bebés, os mais pequenos poderão divertir-se explorando as diferentes áreas do lar com total segurança e começar a desenvolver a sua motricidade. Quando já são mais crescidos, os carrinhos de empurrar para bebés oferecem horas de diversão percorrendo os corredores e fazendo corridas com o papá e a mamã. Alguns modelos foram concebidos para que também possa utilizá-los fora de casa.

3. Um pouco de ginástica

gimnasio bebés

Os bebés também devem fazer exercícios! Os ginásio e tapetes de atividades para bebés ajudar-lo-ão a começar a desenvolver as suas capacidades motoras e sensitivas, ao experimentar os diferentes jogos e atividades incluídas. Se espalhar objetos que lhe chamem à atenção ao seu alcance, encoraja-o a aprender a gatinhar. Além disso, pode praticar exercícios de ginástica para bebés, como colocá-lo de barriga para cima, segurar-lhe as pernas, levá-las à barriga e voltar a esticá-las. Previne as cólicas!

4. Música para bebés

musica para bebés

Está demonstrado que os bebés entendem a música desde antes de nascer e também gostam quando são mais crescidos. Existem imensos  brinquedos musicais para bebés com os quais poderá aprender as suas primeiras melodias e dançar seguindo o ritmo. Também pode procurar por playlists para bebés em sítios como o YouTube ou o Spotify, onde tem imensas canções para crianças especialmente selecionadas que se transformarão na melhor banda sonora para os vossos jogos e momentos de diversão.

5. Brincar com a comida

alimentador bebés

Ainda que, quando são maiores, lhes dizemos que não se deve brincar com a comida, os bebés que começam a comer alimentos sólidos necessitam de explorar e familiarizar-se com os diferentes sabores e texturas. Os alimentadores para bebés são ideais nesta fase, já que lhe permite introduzir pedaços de alimentos diferentes (fruta, verdura, bolachas, etc) para que o seu filho possa lambê-los, sorvê-los, mordê-los e fazer tudo o que quiser com eles, sem o risco de sufocar e sem manchá-lo todo.

6. Construir um puzzle

puzzle bebés

São poucos os brinquedos capazes de oferecer tantas horas de diversão em família como os puzzles para bebés. Para além de serem muito divertidos, desenvolvem a visão, o tato, a coordenação e a capacidade de concentração. Existem puzzles para todas as idades, desde puzzles educativos onde os mais crescidos aprendem a hora ou os nomes das coisas. Ensine-o a resolvê-los e os quebra-cabeças irão tornar-se no seu jogo favorito!

7. Desenhar sorrisos

rotuladores bañera bebés

Desenhar ou pintar é uma aposta segura para um pouco de entretenimento com os mais pequenos da casa. Desperte os seus dotes artísticos com a pintura de dedos para bebés, com a qual poderá fazer as suas primeiras criações artísticas. Compre-lhe lápis de cor, lápis de cera e marcadores de cor para crianças para que possa desenhar sempre que quiser. Existem ainda marcadores especiais para usar no banho! E que quiser que dê assas aos seus dotes criativos nas paredes, um quadro para bebés é uma boa ideia.

Descargar Modelo paisagístico para desenho (Ideal para impressão)

8. Jogar à bola

pelota para bebés

Quando se trata de divertir-se em casa, as bolas para bebés são uma aposta segura. Leves e macias e especialmente preparadas para não causar nenhum estrago, permitem conceber imensos jogos para partilhar grandes momentos com o seu pequenote. Que tal jogar à apanha a bola e joga-a? Ou dar os primeiros passos com a mamã ou o papá? Se, para além disso, incluir música, sons ou atividades, brincar com a bola torna-se ainda mais divertido e entretido.

9. Fantasiar-se

disfraces bebé

Não é preciso esperar que seja Carnaval para se divertir com as fantasias! Qualquer altura é boa para se fantasiar e divertir-se um pouco, sobretudo quando toda a família participa. Ajuda-o a escolher as suas fantasias para bebé favoritos, ou pode improvisá-las com as roupas e os acessórios que tenha em casa. Não se esqueça da maquilhagem, que é a parte mais divertida! Depois só tem de inventar um jogo para as personagens que tenha criado e surpreender o pequenote com a sua melhor interpretação.

10. Jogos no banho

juguetes baño bebé

Transforme a hora do banho no melhor momento do dia! Tente fazer espuma com um gel de banho para bebé que não irrite os olhos e permita que o seu pequenote se divirta experimentando todas as suas possibilidades. Se ainda ensiná-lo a fazer bolhas de sabão, estará entretido um bom bocado. Também pode utilizar brinquedos para o banho, desde os clássicos patinhos de borracha às cascatas, jatos, barquinhos, submarinos e outros tipos de brinquedos para o banho que farão voar a sua imaginação.

11. Momento da massagem

masajes bebé

Os bebés adoram as massagens e além disso são excelentes para estimular o sentido do tato e hidratá-los. Só precisa de um óleo de massagens para bebé e de aplicá-lo com suaves movimentos pelo seu corpinho todo para partilhar um momento muito especial com o seu pequenote. Os movimentos suaves ajudar-lo-ão a relaxar e a preparar-se para dormir. Também pode fazer-lhe massagens específicas, por exemplo para aliviar as cólicas, a prisão de ventre ou os gases, ou acalmá-lo quando estiver nervoso.

12. A hora do conto

cuentos bebés

Embora o seu pequenote não saiba ler, tem imensas histórias para bebés que farão voar a sua imaginação. Para os recém-nascidos, os livros com texturas e sons estimulam a visão, o tato e a audição; os bebés a partir dos 6 meses ficarão encantados com os livros de atividades e interatvos; enquanto que os mais crescidos irão começar a gostar da leitura se lhes ler as aventuras das suas personagens favoritas. Mude a história sempre que a explicar acrescentando novos detalhes e novas personagens.

Conselhos
Os bebés necessitam de dormir a maior parte do dia, sobretudo os recém-nascidos. De modo que alterne os jogos e atividades com momentos de descanso.
Embora tenhamos de dividir as tarefas, é aconselhável que a mamã e o papá façam turnos para realizar estas atividades e jogos, cada um à sua maneira.
Os irmãozinhos também podem participar nestes jogos e atividades com o bebé, assim passa a ser uma atividade para toda a família.
A duração das atividades e dos jogos deve depender sempre do bebé; quando notar que está cansado ou perdeu o interesse, é altura de parar.
É aconselhável não realizar atividades intensas antes da sesta ou da hora de dormir, já que podem excitar o bebé e depois pode ser difícil adormecer.
Use a imaginação para inventar outros jogos e atividade que pode fazer com o seu bebé aproveitando elementos que tenha em casa: caixas, mantas, papéis…