12ª Semana (SE) de gravidez
12ª Semana (SE) de gravidez
https://www.bebitus.pt/guia/sites/default/files/artikel/big/2019-04/12a-semana-se-de-gravidez.png
Certificado por obstetra

12ª Semana (SE) de gravidez

No fim da 12ª semana de gestação termina o primeiro trimestre de gravidez. Após as alterações hormonais das últimas semanas, muitas mulheres sentem-se muito bem, pela primeira vez, tanto física como mentalmente.

A 12ª SE marca a transição para uma fase mais tranquila e perfeita para desfrutar da gravidez. O corpo e os órgãos do feto já estão formados, o bebé é muito ativo e está numa fase intensiva de crescimento. A probabilidade de ter um aborto é mínima.

Ina Ilmer
de Ina Ilmer
Parteira e Mãe
Seg, 2019-02-25 11:40 Wed, 04/17/2019 - 16:05

O bebé na 12ª SE

O bebé mede agora de cinco a seis centímetros e pesa cerca de 16 gramas. Está a crescer muito rapidamente e os seus órgãos internos essenciais como o estômago, o fígado e os rins já estão a funcionar. Agora, o cérebro e os músculos desenvolvem-se paralelamente, o que permite ao feto aprender a coordenar, pouco a pouco, os seus movimentos.

Na ecografia pode-se constatar quão ativo é o bebé esta semana: ele mexe-se incansavelmente e dá as primeiras cambalhotas na barriga da mãe. A principal novidade que surge durante esta semana é a clara manifestação dos reflexos do bebé, mais concretamente, o reflexo de sucção e deglutição. Isso faz com que ele beba do líquido amniótico e comece a chuchar no dedo. Na ecografia, os movimentos das pálpebras e da boca também se percebem nitidamente.

Durante a 12ª SE, a alimentação do embrião muda completamente. Durante as primeiras semanas, ele foi alimentado, principalmente, através do saco vitelino do óvulo, mas agora, a placenta está totalmente desenvolvida e encarrega-se da alimentação e de lhe fornecer oxigénio. Esta será a sua função até o momento do parto.

O bebé já expele a urina pela bexiga, o que faz com que o líquido amniótico mude constantemente. Como ele também começou a beber do líquido amniótico, a partir de agora, o pequeno soluçará com frequência e, em breve, a mãe notará esta novidade.

Fase de recuperação e estabilidade para a mãe

Durante essa semana algumas mulheres começam a notar a sua "barriguinha". Mesmo que ainda não se note muito, as calças começam a ficar mais apertadas. É uma boa altura para começar a procurar roupas de pré-mamã. Neste momento, a vontade de vomitar e as náuseas praticamente desapareceram, e muitas mulheres recuperam o apetite.

Conselho: Para evitar a azia durante a noite deve dormir com o tronco ligeiramente elevado em relação ao resto do corpo.

Enquanto os sintomas do primeiro trimestre desaparecem, outros tomam o seu lugar. O crescimento do útero e a pressão exercida sobre outros órgãos começam a causar leves ardores, que acompanharão a mãe até ao fim da gravidez. Para evitar isso, é bastante útil alterar o ritmo das refeições: comer quantidades mais pequenas, mas com mais frequência. Se o desconforto ocorrer especialmente à tarde e à noite, ponha mais uma almofada na cama para lhe ajudar a combater o ácido gástrico.

Muitas mulheres começam a dormir sobre o lado esquerdo do corpo. Esta posição minimiza a pressão exercida pelo útero e pelo bebé, impede o refluxo da acidez e é boa para o feto, uma vez que os nutrientes e o sangue alcançam a placenta com mais eficácia. Tanto agora como durante os próximos meses é importante ter uma alimentação saudável e beber muita água. A partir da 12ª SE, a necessidade nutricional da mãe e do bebé aumenta bastante. É fundamental que a criança receba uma quantidade regular de iodo, um oligoelemento encontrado no sal de cozinha iodado, em peixes e mariscos.

Nesta fase costuma-se dizer às grávidas que elas têm um aspeto brilhante. Isto acontece devido a uma excelente drenagem da pele e aos cabelos que estão mais grossos. No entanto, a gravidez também pode produzir mudanças na pigmentação da pele: sardas, manchas, mamilos e aréola que se tornam mais escuros, na maioria dos casos.

Em algumas mulheres forma-se uma linha vertical escura no centro da barriga que desaparece após o parto. A pele fica mais sensível à luz do sol, o que requer mais cuidado, sobretudo, no verão. Hoje em dia existem inúmeros protetores solares que respeitam até a pele mais delicada.

Época ideal para aproveitar as experiências positivas, as atividades desportivas ou umas férias

Regra geral, na 12ª SE, começa uma fase de recuperação e estabilidade para as mulheres. A maioria das grávidas já passou pela primeira consulta de obstetrícia, incluindo um hemograma e a primeira ecografia do bebé. Em caso de haver algum risco o médico, certamente, já lhe recomendou diferentes procedimentos de diagnóstico pré-natal e a realização dos exames que são necessários.

Conselho: Aproveite desta etapa a dois e vivam experiências fantásticas

Se a mãe e o bebé estão bem, na 12ª semana de gestação, normalmente, não têm consultas médicas. Na realidade, até à 32ª SE, devem-se fazer visitas médicas de rotina uma vez por mês. Este é o momento adequado para contar a grande novidade no seu local de trabalho, aos familiares e amigos. As probabilidades de ter um aborto são mínimas.

Após os desconfortos do primeiro trimestre, muitas mulheres experimentam uma montanha russa emocional. É nesta época que as experiências positivas se vivem com muito mais entusiasmo. Falamos de umas férias com o seu parceiro ou uma viagem (embora isto também se possa fazer nos meses seguintes). Nesta fase é importante contar com o apoio de outras mães e de uma parteira cujo trabalho inclui apoio emocional para a futura mãe.

A partir da 12ª SE muitas mulheres recuperam a confiança para realizar atividades desportivas. Um desporto de resistência e intensidade moderada, como marcha nórdica, jogging, andar de bicicleta ou natação ajudam a prevenir muitos dos problemas na gravidez e fomentam o equilíbrio físico e emocional.

Resumo da 12ª semana de gravidez
Termina o primeiro trimestre. Após o desconforto das primeiras semanas, a mãe começa uma fase de recuperação e estabilidade.
O bebé é muito ativo e mexe-se constantemente, desenvolvendo os músculos e os primeiros reflexos.
Certificado por obstetra

Este artigo foi revisto pela nossa equipa de profissionais.

 
 
Primeiro dia do último período
 
Duração do ciclo
Dias
 

A data de nascimento calculada é*

 
 
 
 
 
 
 

*É claro que, muitos bebés não têm uma data prevista para o nascimento. A maioria nasce dentro de um período de duas semanas antes ou depois. O obstetra poderá determinar com maior precisão a data do nascimento no decorrer da gravidez.

Certificado por obstetra

Este artigo foi revisto pela nossa equipa de profissionais.

 
 
Primeiro dia do último período
 
Duração do ciclo
Dias
 

A data de nascimento calculada é*

 
 
 
 
 
 
 

*É claro que, muitos bebés não têm uma data prevista para o nascimento. A maioria nasce dentro de um período de duas semanas antes ou depois. O obstetra poderá determinar com maior precisão a data do nascimento no decorrer da gravidez.

Newsletter

Unsere Newsletter

Mehr Infos, passend zu Ihren Bedürfnissen!

  • Wertvolle Tipps zu Schwangerschaft und Kindesentwicklung
  • Spannende Angebote & Rabatte
  • 5 € windeln.de Gutschein

Jetzt anmelden