Primeiro dia do último período
 
Duração do ciclo
Dias
 
 
 
 
 
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
Dom
 
 
 
Significado dos símbolos
Período inicial
fertilidade
ovulação
Possíveis provas
 

Calcule apenas a ovulação e o período fértil

Com uma calculadora de ovulação pode calcular a sua ovulação e os dias férteis e inférteis do ciclo mensal. As calculadoras de ovulação estão disponíveis gratuitamente em muitos sites relacionados com a gravidez, a família e as crianças.

Para calcular a ovulação deve introduzir na calculadora o primeiro dia da última menstruação e a duração média do seu ciclo menstrual. Para os casais que querem ter filhos, as calculadoras de ovulação são uma ferramenta útil para encontrar o momento certo para ter relações sexuais, e para aumentar as probabilidades de gravidez.

Como funciona a calculadora de ovulação?

As calculadoras de ovulação também são conhecidas como calculadoras de fertilidade, e podem fazer o cálculo da ovulação no ciclo feminino, com pouca informação. Hoje em dia, já existem aplicações para smartphones capazes de determinar o seu período fértil.

Para realizar este cálculo, o qual remonta ao antigo método Ogino-Knauss (ou método do calendário), introduz-se o primeiro dia da última menstruação e a duração do ciclo da mulher. A duração do ciclo varia desde o primeiro dia da menstruação até ao dia anterior à seguinte menstruação. Para obter um resultado mais exato, o melhor é apontar a duração do seu ciclo durante vários meses e inserir os dados num calendário.

A ovulação e os dias férteis ou inférteis não se podem determinar com exatidão nas calculadoras de ovulação. Como o cálculo se baseia num ciclo regular deduz-se que o ciclo feminino tem 28 dias e a ovulação ocorre, consequentemente, no dia 14. No entanto, a realidade é diferente na maioria dos casos, pois muitas mulheres têm um ciclo irregular entre 22 e 35 dias.

No caso de ter ciclos permanentemente irregulares deve consultar o ginecologista para encontrar as possíveis causas. Como os valores das calculadoras de ovulação são uma estimativa aproximada da própria ovulação, os mesmos, não são os mais adequados para usar como método contracetivo.

Os poucos dias férteis no ciclo da mulher

Ao verificar detalhadamente o ciclo feminino e o período fértil, não é surpreendente constatar que muitos casais não conseguem ter um bebé em pouco tempo. Após a ovulação, o óvulo só pode ser fecundado durante umas 24 horas. Como os espermatozoides podem sobreviver até vários dias, a conceção começa cinco dias antes da ovulação e termina um dia depois. A probabilidade de gravidez é maior se os casais tiverem relações sexuais no dia da ovulação ou no dia anterior.

Dois métodos naturais e muito mais fiáveis para determinar a ovulação são a observação do muco cervical e a medição da temperatura basal. O muco cervical muda de consistência e aparência pouco antes da ovulação. Nos dias extremamente férteis o muco cervical é, numa fase inicial, branco cremoso, e posteriormente, torna-se claro e transparente. A temperatura basal é outro fator importante: pouco antes da ovulação a temperatura, quando medida pela manhã e antes de se levantar, aumenta cerca de 0,5 graus. A dor abdominal ou intermenstrual pode ser outro sinal a ter em atenção.

Resumo da calculadora de ovulação:

  • Com a calculadora de ovulação determina-se a ovulação e o período fértil.
  • A calculadora de ovulação está disponível como uma ferramenta online ou numa aplicação.
  • Com este cálculo pode aumentar a probabilidade de engravidar.
  • Não é adequada para usar como método contracetivo.