Primeiro dia do último período
 
Duração do ciclo
Dias
 

A data de nascimento calculada é*

 
 
 
 
 
 
 

*É claro que, muitos bebés não têm uma data prevista para o nascimento. A maioria nasce dentro de um período de duas semanas antes ou depois. O obstetra poderá determinar com maior precisão a data do nascimento no decorrer da gravidez.

Calculadora da data do parto: como determinar a data de nascimento do bebé

Uma calculadora da data do parto é uma ferramenta online que está disponível em muitos sites sobre gravidez e bebés, e em lojas online que vendem artigos para bebés. Com alguns cliques pode calcular a tão esperada data do parto! Introduza a data do primeiro dia da sua última menstruação e a duração média do ciclo, ou o dia de conceção, na calculadora de gravidez. Posteriormente explicamos-lhe o porquê do resultado não ser totalmente exato na maioria dos casos e a importância de calcular a data do parto.

Cálculo com dois métodos

As calculadoras da data do parto podem-se referir a dois métodos diferentes para determinar a data de nascimento do bebé. No chamado método de conceção insere-se a data de conceção no computador. No entanto, como muitos casais não conseguem dizer esta data com certeza, os médicos e obstetras calculam a data do parto a partir do primeiro dia da última menstruação. Neste caso, aplica-se a chamada regra de Naegele, que remonta ao ginecologista alemão Franz Naegele (1778-1851). Esta fórmula calcula-se da seguinte maneira: primeiro dia da última menstruação + 7 dias - 3 meses + 1 ano = data do parto.

Porém, a mulher grávida deve saber que a data calculada diz respeito a uma previsão do dia do parto. Como não há duas gestações iguais, podem ocorrer vários fatores que adiam ou antecipam, em alguns dias, a data de nascimento do bebé. Apenas cerca de 4% dos bebés nascem no dia calculado. Além disso, a data do parto é determinada pelo médico responsável como algo que faz parte do exame de prevenção: ao medir o comprimento crânio-caudal do bebé, no primeiro trimestre de gravidez, pode determinar-se a data prevista do seu nascimento.

Desenvolvimento, proteção da maternidade e outros fatores: a importância de calcular a data do parto

Os futuros pais mal podem esperar para saber a data de nascimento do bebé! Contudo, também é importante conhecer a data prevista do parto para acompanhar o desenvolvimento do bebé no útero, de acordo com a sua idade. Esta é a única forma que o médico tem para tomar medidas adequadas em caso de anomalias. Assim sendo, a grávida fica a saber em que semana de gravidez se encontra e que exames de prevenção deve realizar. O cálculo da data do parto também pode determinar o período de proteção da maternidade e a licença parental, por isso é necessário ter conhecimento disto para solicitar as licenças correspondentes.

Resumo da calculadora da data do parto:

  • A calculadora da data do parto determina a data prevista de nascimento do bebé.
  • Funciona com a data de conceção ou com o primeiro dia da última menstruação.
  • O resultado não é único.
  • Apenas cerca de 4% dos bebés nascem na data calculada.
  • O cálculo é importante para fazer um seguimento adequado do desenvolvimento do bebé em cada etapa de gestação.