Como cortar as unhas a bebés e crianças pequenas
Como cortar as unhas a bebés e crianças pequenas
https://www.bebitus.pt/guia/sites/default/files/artikel/big/2017-06/baby_pflege_gesundheit_nagelpflege_artikel.jpg
Certificado por obstetra

Como cortar as unhas a bebés e crianças pequenas

Cuidar das unhas de bebés e crianças pequenas não é uma tarefa fácil, mas é necessário. As unhas pequenas das crianças crescem muito rápido e, se estiverem muito compridas, podem arranhar-se a elas próprias ou aos adultos.

As unhas dos pés, que são mais moles no início, tendem a crescer mais lentamente, mas também precisam ser cortadas regularmente para evitar que encravem. Para evitar magoar os dedinhos das mãos e dos pés de bebés e crianças pequenas, há tesouras, corta-unhas e limas especiais.

Redação Bebitus
de Redação Bebitus
Qui, 2019-05-02 17:02 Thu, 05/02/2019 - 17:12

Como cortar as unhas nas primeiras semanas

Durante as primeiras quatro semanas após o parto, mais ou menos, ainda não precisa cortar as unhas do bebé. No entanto, deve começar a fazê-lo assim que perceber que elas são muito compridas. A partir deste momento deve cortar as unhas das mãos duas vezes por semana e ir controlando as dos pés.

As unhas das mãos têm de estar sempre curtas e arredondadas, pois os bebés coçam-se enquanto dormem e podem magoar-se com as extremidades afiadas das unhas. As unhas dos pés devem ser cortadas duas vezes por mês e mantidas em linha reta para evitar que encravem.

É importante cortar as unhas sem magoar a pele, pois, caso contrário, nem todos os bebés aguentam o procedimento. Muitos pais escolhem o momento certo, como quando o bebé está a dormir, por exemplo.

Da sexta à oitava semana de vida é mais prático usar produtos especiais, pois as unhas endurecem.

Como evitar feridas

Tudo acontece muito rápido: o dedinho mexe-se, a tesoura escorrega e a ponta do dedo sangra. Não só dói, como faz com que o bebé ofereça ainda mais resistência na próxima vez. Portanto, é melhor esperar até que o bebé esteja o mais calmo possível.

Se as unhas estão moles, é mais fácil cortá-las, pelo que após o banho também pode ser um bom momento, se o bebé estiver cansado e calmo. Segure o dedo com cuidado, separe um pouco a carne da unha e use uma tesoura com pontas arredondadas.

Se, apesar de todas as precauções, a ponta do dedo sangrar um pouco, não se assuste: com um pedaço de gaze e um pouco de pressão, o sangue estanca rapidamente. Se a ferida for mais grave, consulte o médico.

Instrumentos adequados

Os instrumentos mais comuns para cuidar das unhas são tesouras, corta-unhas e limas. No entanto, para bebés e crianças pequenas devem ser usados instrumentos especiais, concebidos em função das suas necessidades. Nas lojas pode obtê-los individualmente ou em conjuntos completos.

Tesouras para bebés

As tesouras para cortar as unhas do bebé devem ser feitas de materiais inoxidáveis de boa qualidade e ter extremidades arredondadas. O cabo deve ser suficientemente grande para manusear a tesoura corretamente, enquanto a superfície de corte deve ser menor do que a das tesouras de unhas normais. O ideal é que as lâminas se sobreponham bem e sejam suficientemente afiadas para cortar a unha rapidamente e de forma limpa.

Corta-unhas

Uma alternativa às tesouras são os corta-unhas para bebés e crianças pequenas. Ambos têm a vantagem de poderem ser colocados sobre o dedo para que a carne fique um pouco afastada da unha.

Limas e conjuntos de unhas

As limas são adequadas para alisar irregularidades e bordas salientes. Cuidado para não ferir a pele.

Como fazer do momento de cortar as unhas um momento agradável

Se o bebé estiver dormindo a sono solto, cortar as unhas não representará nenhum problema. Com crianças pequenas, geralmente não é tão fácil, por isso é aconselhável torná-lo um momento agradável desde o início. Se, por exemplo, há uma música com a qual a criança se aconchega relaxada no seu colo, pode aproveitar esse momento para cortar as unhas.

Não o «ataque» com tesouras ou corta-unhas, introduza rotinas: crie uma situação agradável para a criança que no futuro utilizará para cortar as unhas. Com o tempo, o cuidado com as unhas fará parte do dia a dia e correrá cada vez melhor.

Conclusão
Aproveitar o sono ou momentos de calma.
Utilizar apenas produtos concebidos especificamente para bebés e crianças pequenas.
Entre a sexta e a oitava semana começar a cortar as unhas das mãos de forma arredondada duas vezes por semana.
Inspecionar as unhas dos pés regularmente e cortá-las de forma reta duas vezes por mês.
Evitar as feridas provocadas pelas bordas salientes.
Certificado por obstetra

Este artigo foi revisto pela nossa equipa de profissionais.

Certificado por obstetra

Este artigo foi revisto pela nossa equipa de profissionais.

Newsletter

Unsere Newsletter

Mehr Infos, passend zu Ihren Bedürfnissen!

  • Wertvolle Tipps zu Schwangerschaft und Kindesentwicklung
  • Spannende Angebote & Rabatte
  • 5 € windeln.de Gutschein

Jetzt anmelden