Brinquedos Montessori - Envolvimento no Método de Aprendizagem

Filtro
Mais filtros
Menos filtros
Artigo 1 de 6 a 6
Ordenar por:
  • Relevância
  • Produtos novos
  • Melhor avaliação
  • Preço mais baixo
  • Preço mais alto
Artigo 1 de 6 a 6
Ordenar por:
  • Relevância
  • Produtos novos
  • Melhor avaliação
  • Preço mais baixo
  • Preço mais alto

O que são brinquedos para bebés Montessori?

O método Montessori é uma abordagem educacional concebida há mais de um século, baseada no envolvimento da criança no processo de aprendizagem, a fim de alcançar um desenvolvimento integral das suas capacidades.

Teve origem em Itália, onde uma educadora e médica chamada Maria Montessori procurava novas abordagens pedagógicas para facilitar a inclusão de crianças desfavorecidas e deficientes. Trabalhando com recursos muito limitados, desenvolveu o método que leva o seu nome e estendeu-o ao resto das crianças e aos ciclos educativos.

Neste sentido, este método educativo baseia-se numa série de materiais Montessori, que são utilizados nas salas de aula para ajudar as crianças a desenvolverem as suas actividades. São muito diversos e podem variar desde formas geométricas a caixas, cestos, sinos e outros elementos especialmente concebidos para despertar a curiosidade e encorajar a aprendizagem prática.

Hoje em dia, esta filosofia educacional é aplicada em muitos infantários e levou também ao desenvolvimento de um tipo de brinquedo para bebés: os brinquedos Montessori.

Como é que são os brinquedos Montessori?

Deve ser esclarecido que não existe nenhum rótulo ou certificação que "distinga" os brinquedos Montessori. Considera-se simplesmente que se inserem nesta categoria se o seu desenvolvimento e abordagem forem inspirados pela base da metodologia que delineámos acima.

Estas são as principais características dos brinquedos Montessori:

  • São brinquedos educativos, que para além de divertidos, têm um objectivo didáctico.

  • São feitos com materiais naturais tais como madeira, tecido, metal, cerâmica, etc.

  • São inspirados por objectos do mundo real, para ligar jogo e aprendizagem.

  • Valorizam diferentes áreas de desenvolvimento: sensorial, motora, simbólica, etc.

  • Têm um desenho versátil que permite a sua utilização em diferentes actividades.

  • Promovem competências sociais, tais como jogos partilhados ou revezamento com outras crianças.

Como pode ver, aparentemente os brinquedos Montessori têm todas as características dos melhores brinquedos educativos. Portanto, não é surpreendente que estejam a ter cada vez mais sucesso e muitos pais decidam comprar brinquedos Montessori para os seus filhos. Mas… todos os brinquedos Montessori são adequados para todas as crianças em todas as idades?

Os melhores brinquedos Montessori por idade

Porque requerem o envolvimento directo das crianças mais novas, os tipos de brinquedos Montessori recomendados para cada idade podem variar bastante. As actividades mais adequadas devem ser seleccionadas de acordo com o seu nível de desenvolvimento. Abaixo pode ver os brinquedos Montessori recomendados para cada etapa, de 0 meses a 3 anos.

Brinquedos Montessori durante 1 ano

Os recém-nascidos têm uma capacidade limitada de interagir com o seu ambiente, pelo que necessitam de brinquedos especialmente adaptados. Os brinquedos Montessori recomendados para bebés de 0-12 meses são telemóveis, chocalhos, bolas, etc. que podem olhar, tocar e segurar no berço, na rede ou no parque infantil. O objectivo é despertar a sua curiosidade sobre os objectos e encorajá-los a começar a explorar activamente o seu ambiente.

Brinquedos Montessori durante 2 anos

Desde o primeiro ano de vida, os bebés já têm uma capacidade crescente de investigar o seu ambiente, primeiro rastejando e depois caminhando. O berço ou recreio torna-se demasiado pequeno para eles, por isso precisam de brinquedos ao estilo Montessori para os ajudar a desenvolver a sua mobilidade e capacidade de manipular objectos. Nesta fase, os brinquedos empilháveis, caixas para colocar objectos, puzzles, cavaleiros e triciclos de madeira, etc. são particularmente adequados.

Brinquedos Montessori durante 3 anos

Aos 24 a 36 meses, os bebés têm capacidades cognitivas muito mais desenvolvidas e começam a interessar-se por actividades lúdicas mais complexas. Este é o momento ideal para introduzir brinquedos para o desenvolvimento da língua ou para aprender matemática, que começarão a prepará-los para a escola. Seguindo a filosofia Montessori, estes brinquedos ajudam-nos a familiarizarem-se com palavras, formas e números enquanto se divertem.

¿Onde posso encontrar brinquedos Montessori?

Como vimos, a metodologia Montessori espalhou-se por todo o mundo e existem agora muitas marcas de brinquedos para crianças que oferecem produtos baseados nesta abordagem.

Por exemplo, na Bebitus pode encontrar uma grande variedade de brinquedos de madeira, brinquedos educativos, puzzles, brinquedos musicais, etc. das principais marcas de brinquedos infantis tais como Aosom, Fisher-Price, Q Play, Skip Hop, Chicco, Tiny Love, Molto, Bright Starts… São baseados nos princípios básicos do método Montessori e oferecem ao seu bebé diversão e encorajamento para desenvolver todas as suas capacidades, com as garantias de segurança dos melhores fabricantes.

Dê uma olhada para encontrar as melhores ofertas de brinquedos Montessori e nas fichas de produtos pode ver opiniões de mães e pais que com certeza lhe darão boas ideias.

Ajude o seu bebé a aprender enquanto se diverte com os melhores brinquedos Montessori!

Outras categorias que lhe possam interessar...